Não há produtos na sua ordem de compra.


INSTRUÇÕES DE USO

 

O DIMENSIONADOR é um aplicativo indispensável para obter configurações personalizadas do Powerdam e banco de baterias. Deve ser utilizado por todos que desejam fazer simulações para obter uma configuração personalizada de acordo com uma demanda especifica de potência e autonomia.

Para obter resultados precisos e seguros e evitar gastos desnecessários, siga rigorosamente as RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES e INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO APLICATIVO DIMENSIONADOR.


RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

 

Selecione e atribua uma identificação para cada item de carga que deseja manter em funcionamento durante um apagão elétrico ou tempestade, exemplo: Lâmpada da Sala. Selecione apenas itens essenciais, tais como lâmpadas, computadores, portão eletrônico, sistema de segurança, câmeras CFTV, interfone, videofone, telefone sem fio, home-theater, tv, etc.

 

(Para facilitar a coleta dos dados, baixe e imprima o formulário DADOS PARA DIMENSIONADOR no link DOWNLOAD)

 

Geralmente não é necessário a inclusão de refrigeradores e freezers em locais onde o tempo médio de duração dos apagões elétricos não ultrapassa três horas.  

 

*   Recomenda-se substituir lâmpadas incandescentes e dicroicas por lâmpadas eletrônicas ou de LED. Esse procedimento aumenta o rendimento e reduz  a demanda por baterias.

 

*  Durante apagões elétricos os itens de carga são alimentados pelas baterias.  A inclusão de itens não  essenciais pode exigir uma quantidade maior de baterias e até mesmo equipamentos Powerdam adicionais.

 

*  Cargas que demandam níveis  elevados de potência,  tais como chuveiros e aquecedores elétricos,  aspiradores de pó, ar condicionado, fornos e fogões elétricos, bombas lava jato, etc., devem ser obrigatoriamente excluídas.

 

Um vez definida a lista, anote a potência máxima de consumo (WATTS) de cada item selecionado. Geralmente a especificação de potência é encontrada impressa ou em etiqueta fixada no próprio item ou nas especificações técnicas constantes no manual de instruções do mesmo.

  

     Para maior precisão, a potência poderá ser obtida com uso de um alicate amperímetro. Contate seu eletricista ou um de nossos técnicos.


Assim que anotar  todas as potências, faça uma analise da frequência média de uso de cada item e estabeleça o TEMPO MÉDIO DE CONSUMO, em minutos por hora (máximo de 60 minutos). Observe os exemplos ilustrativos e informações a seguir:

 

*    O motor de um portão eletrônico só consome energia quando está em movimento, dessa forma o tempo médio de consumo deve ser arbitrado de acordo com a frequência média de uso em um período de 1 hora, exemplo:  20 minutos (no caso de um prédio com 36 apartamentos).

 

*   A lâmpada de um banheiro só é ligada quando o mesmo está em uso. Dessa forma é bem simples arbitrar o tempo médio de consumo de acordo com a frequência de uso já conhecida, exemplo: 5 minutos.

 

   No caso de um sistema de segurança, câmeras CFTV, computador ou qualquer outro item que é usado ou mantido ligado ininterruptamente, deve se estabelecer o tempo médio de consumo máximo, que é 60 minutos.

 

*   A definição correta do tempo médio de consumo é importante para otimizar o dimensionamento das baterias mas, como nem sempre dispomos de uma estatística precisa, pode ser arbitrado de acordo com as informações disponíveis.

 

*   Geralmente o tempo médio de consumo de refrigeradores e freezers não ultrapassa 30 minutos. Nesses casos existem variações de acordo com a temperatura ambiente, frequência de abertura, etc.

 

*   Em caso de dúvidas em relação a potência de itens de carga, definição do tempo médio de consumo e   dimensionamento, envie a lista de itens e dúvidas para o e-mail: suporte@powerdam.com.br

 

Para finalizar a coleta de dados, estabeleça a AUTONOMIA, que é o tempo em que as baterias alimentam todos os itens de carga selecionados durante um apagão. Recomendamos um tempo de autonomia um pouco superior ao tempo médio de duração dos apagões na sua região, exemplo: 4 horas (tem sido suficiente na maioria das capitais).

 

 

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO APLICATIVO DIMENSIONADOR

 

Tendo em mãos aos dados descritos nas RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES, insira-os nos campos do aplicativo DIMENSIONADOR, conforme sequência abaixo:

1º - Campo ITEM DE CARGA: Insira o nome atribuído ao respectivo item, exemplo: lâmpada da sala.

2º - Campo POTÊNCIA (EM WATTS): Insira a potência em watts do respectivo item, exemplo: “30”.

3º - Campo TEMPO MÉDIO DE CONSUMO: Insira o tempo médio de consumo (em minutos) que foi atribuído ao respectivo item, exemplo: “35”. O tempo mínimo é de 1 minuto e o máximo de 60 minutos.

4º - Botão ADICIONAR: Clique para adicionar o respectivo item de carga. Repita os passos 1º, 2º, 3º e 4º para incluir os demais itens da lista.

5º - Campo TENSÃO DA REDE: Selecione a voltagem da sua localidade, exemplo: “220V”.

6º - Campo AUTONOMIA: Insira a autonomia que você estabeleceu (em horas), exemplo: “04:00”.

7º - Botão CALCULAR: Clique para que o DIMENSIONADOR processe os dados e apresente o resultado. Além do tempo de autonomia sugerido, no resultado estará  incluído as descrições, quantidades e preços dos equipamentos, baterias e acessórios necessários para a configuração sugerida.

8º - Botão COMPRAR, Clique para adicionar os itens sugeridos na ordem de compra. Todas informações sobre segurança nas compras em nossa loja virtual poderão ser acessadas no link LOJA VIRTUAL - INFORMAÇÕES IMPORTANTES.  

 

OBSERVAÇÕES

 

  • Como a capacidade das baterias comercializadas são padronizadas,  nem sempre será possível obter uma configuração exata para uma demanda especifica. Nos cálculos, o DIMENSIONADOR sempre sugere a opção ideal mais próxima e informa a autonomia otimizada para a mesma.

 

  • Se a autonomia sugerida estiver muito acima daquela que você estabeleceu, tente redefini-la inserindo valores inferiores no campo REDEFINIR AUTONOMIA. Caso não perceba alterações instantâneas na quantidade de baterias ou no valor da autonomia,  é porque não há outra opção pois o nível da carga total exige a quantidade de baterias sugerida.

 

  • A potência e o tempo médio de uso dos itens de carga influenciam diretamente na capacidade do banco de baterias. Faça uma analise detalhada e exclua itens desnecessários para obter  uma configuração mais econômica ou aumentar o tempo de autonomia.

 

  • Considerando que as formulas utilizadas no aplicativo dimensionador são complexas e incluem variáveis e parâmetros que geralmente são excluídos dos cálculos convencionais, os resultados não devem ser comparados com cálculos superficiais ou amadores.

 

  • O dimensionador foi desenvolvido e programado exclusivamente para o equipamento Powerdam e baterias padronizadas. Não utilize-o para outras aplicações.

 

  • Entre outras variáveis, são considerados a temperatura ambiente média de 25° C e um regime de descarga ideal e seguro, que não afeta a vida útil das baterias.

 

  • Como a capacidade e vida útil das baterias varia de acordo com a potência da carga, é de extrema importância o redimensionamento do banco de baterias sempre que for adicionado um novo item de carga. Esse procedimento, além de recalcular o tempo de autonomia, indicará se é necessário a adição de baterias extras para manter um regime de descarga seguro.

 

  • Não nos responsabilizamos por eventuais discrepâncias decorrentes da inconsistência de informações fornecidas pelo usuário ou imprecisão nos valores de potência fornecidos por terceiros. Em caso de dúvidas,  contate nossos técnicos através do e-mail:  suporte@powerdam.com.br